quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um cearense que por meio século fez do Rio sua cidadela em defesa da democracia, da liberdade e das causas sociais



Em 1959, aos 16 anos, como diretor da UBES, fui ao
 ministro  da Guerra, marechal Teixeira Lott, pedir
apoio para as casas de estudantes.
Sou um cearense de 69 anos.  Cheguei ao Rio em 1959, com 16 anos, quando fui participar do congresso da  UBES – União Nacional dos Estudantes Secundários, como um dos cinco representantes dos secundaristas de Fortaleza.

Feito secretário de intercâmbio na entidade, aqui fiquei.
Autodidata, aos 17, comecei a trabalhar como repórter do jornal ÚLTIMA HORA, abraçando o jornalismo com muita garra e determinação.

Em 1969, quando dirigia o jornal TRIBUNA DA
IMPRENSA,  fui preso, torturado, e permaneci
encarcerecardo até final de 1970.
Em 1969, quando dirigia o jornal TRIBUNA DA IMPRENSA em franca oposição à ditadura, fui sequestrado, preso  e torturado nos porões da repressão. Permaneci encarcerado até final de 1970. Ao ser libertado, fiquei impedido de trabalhar na própria TRIBUNA e tornei-me teatrólogo, escrevendo  inicialmente peças para crianças.

A partir de 1977, comecei a escrever teatro para adultos e tive encenadas 5 peças de sucesso, tendo ganho o prêmio de melhor espetáculo com a comédia O BOM BURGUÊS.

Como se cretário da SMDS
fiz o amplo programa de
saneamento, O destaque
foi a canalização do Rio
Jacaré, que acabou com as
enchenes no Jacarezinho.
Em 1982, passei a dedicar-me à vida pública, ocupando na Prefeitura os cargos de Coordenador das Administrações Regionais da Zona Norte, duas vezes Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e presidente do Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda. Na SMDS levei cidadania às comunidades carentes e  implantei as primeiras creches municipais, realizando um programa de saneamento básico que alcançou mais de 300 comunidades. O maior destaque deste trabalho foi a canalização do rio Jacaré, um desafio esperado há 20 anos ppois implicava no deslocamento de quase mil famílias para conjuntos habitacionais construídos com recursos exclusivos da Prefeitura. A obra  livrou das enchentes milhares de moradores do Jacarezinho.

Fui eleito vereador pela primeira vez em 1992, dedicando-me a mandatos pautados por uma intensa produção legislativa, o combate à corrupção e a defesa dos injustiçados.

Sou autor de leis de grande alcance social, como a que  libertou 6 mil taxistas do regime escravo das diárias, a que instituiu o programa de paternidade responsável, a que obrigou a instalação de compressores de gás natural nos postos de combustíveis e a que criou condições para a legalização do comércio nas áreas carentes. Fui também o autor do primeiro projeto de Código de Ética da Câmara, rejeitado pela maioria por ser muito rigoroso.



Fui autor de importantes leis, entre elas a que transformou
os taxistas escravos do regime de diárias
 em titulares de suas autonomais.
Quero voltar à Câmara para levar algumas lutas inadiáveis: o combate à indústria de multas de trânsito, através dos pardais terceirizados, a elaboração de um estatuto municipal que garanta segurança e dignidade à  profissão do taxista, a derrubada da taxa de laudêmio nos “terrenos de marinha”, o exorbitante pedágio da Linha Amarela, o resgate da educação pública de qualidade e uma política de transportes baseada na ampliação do metrô, que em nossa cidade tem uma malha de apenas 46 Km. No caso imediato, vou brigar pela extensão do metrô até o terminal Alvorada.

Espero merecer o voto de quem tem opinião e acredita em um mandato exercido com honestidade e seriedade. Deixo aqui, além do meu número, - 40123 -  o próprio telefone, para que você acompanhe e cobre  meus compromissos com você: 78350680.

2 comentários:

  1. Oi Pedro Porfírio, sou esposa de taxista DNM1 e sei o que eu e minha família passamos para conseguir a tão sonhada liberdade profissional, graças a Deus, que te usou como canal de benção para a vida de mihares de taxistas, somos muito gratos a voce e saiba que enquanto voce for candidato nosso voto sempre será seu e que já fez herdeira, pois minha filha que na época tinha 11 anos, agora com 20 anos, também já vota em voce. Hoje como no passado, nesta época de eleição, aparecem vários oportunistas,
    que querem ser "pai" da sua Lei, mas quem viveu intensamente aquele momento, não se deixa enganar, só os oportunistas(que há em toda profissão), não reconhecem o teu valor na hora de votar. Agradeço a Deus por sua vida e que Ele te abençõe, lhe dando a vitória merecida.
    Beijos!!!!! Rita de Realengo

    ResponderExcluir